Cuidados de Beleza na Gestação
Cabelo
É indicado que descolorações e colorações não sejam feitas ao menos nos primeiros três meses de gestação, por questão de segurança. O chumbo é uma das substâncias presentes na maioria das tinturas capilares e pode provocar intoxicação e aumento da pressão arterial.
Colorações feitas nas pontas, que não entram em contato com o couro cabeludo são mais seguras, como reflexos loiros, por exemplo. No caso das mulheres que tingem os cabelos, os bastões de retoque são uma ótima opção. Tratamentos como alisamento e relaxamento capilar também devem ser evitados por possuírem uma variedade de substâncias, entre elas o formol, que são nocivas para o desenvolvimento da criança. Uma das formas para manter os fios sedosos durante a gestação é apostar na hidratação.
Cremes
Duas substâncias que devem ser evitadas durante o período gestacional: ureia (numa concentração superior a 3%) e cânfora. A dupla é presente na maioria dos cremes hidratantes.
Os ácidos, como o retinóico e salicílico – muito utilizados para tratamentos clareadores de manchas da pele, anti-idade e antiacne – também devem ser evitados.
Cosméticos que contenham hidroquinona, tretinoína, adapaleno e isotretinoína também entram na lista das contra-indicações. Protetores solares com metoxicinamato de octila também não são seguros durante a gravidez, fique de olho nos rótulos e opte por opções com óxido de zinco.
Loções muito perfumadas e perfumes com álcool também devem ser evitados, por irritar a pele. Suplementos multivitamínicos, conhecidos como pílulas da beleza e capazes de combater os radicais livres, também não devem ser utilizados durante o período gestacional por riscos de desequilibrar a absorção de nutrientes pelo organismo da mãe.
Procedimentos permitidos
Manicure
Depilação
Limpeza de Pele e Peeling de Cristal
Massagens