Rinoplastia
Indicação
Pacientes que se sentem incomodados com o tamanho exagerado do nariz, desproporção do nariz em relação à face, desvios, ponta do nariz caída, osso saliente, asas nasais largas e abertas ou ponta arredondada. Essa cirurgia pode ser realizada apartir dos 15 anos, quando a formação de ossos e cartilagens está completa.
Tipo de anestesia
Local com sedação para cirurgias que trabalham apenas a cartilagem e a pele. Pode se optar pela anestesia geral quando há necessidade de mexer (raspar, cortar ou fraturar) os ossos nasais ou tratar problemas como o desvio de septo.
Procedimento
Através de corte pouco perceptivel, retira-se o excesso de cartilagem da ponta e se molda com pontos. Raspa-se o osso e retira o excesso de cartilagem da parte superior. Se o nariz for largo demais, faz-se então o estreitamento com fratura dos ossos nasais. Complementa-se com uma ligeira elevação da ponta e encurtamento, caso o nariz seja longo. É necessário curativo com molde para estabilizar a nova forma. O cirurgião usa técnica moderna que dispensa o uso de tampões nas narinas, mesmo em casos de septoplastia.
Duração
1 a 2 horas
Internação
Ambulatorial
Repouso
A imobilização do nariz deve permanecer por sete dias. Os pontos não precisam ser retirados. Ocorrem edema e hematoma nos primeiros dias, mas o paciente raramente apresenta dor no pós-operatório. O repouso é importante para evitar sangramentos. O paciente pode retornar as suas atividades depois de uma semana.