Medicação - o que pode tomar? Quais medicações são indicadas ou proibidas?
Ibuprofeno
Medicamentos que, indicados por especialistas, podem substituir o ibuprofeno na gravidez:
O paracetamol, em doses recomendadas, pode ser ingerido por mulheres grávidas. É considerado o medicamento mais seguro para amenizar as dores nas grávidas porque sua ação é local. No entanto, sempre é melhor evitar o consumo de qualquer medicamento ou fazer apenas nos casos realmente necessários.
Comprimidos para tosse
Se você estiver com dor ou coceira na garganta, esses comprimidos podem ser uma alternativa que não provoca consequências no feto.
Antiácidos
A acidez é um incômodo comum durante a gravidez. Por isso, tomar esses medicamentos é normal para sua prevenção. Você deve consultar previamente seu médico e garantir que sejam medicamentos derivados de magnésio e alumínio.
Dipirona
Grávida pode tomar dipirona entre o 4º e o 6º mês de gravidez, sendo contraindicada no primeiro e último trimestre. Os riscos e benefícios do uso da dipirona dependem da dose, da idade gestacional e da duração do tratamento.
Buscopan
O buscopan pode ser tomado na gravidez em algumas situações e apenas com indicação médica.
Diclofenaco
Você não deve tomar diclofenaco sódico durante a gravidez a não ser que seja absolutamente necessário. Assim como outros anti-inflamatórios, você não deve tomar este medicamento durante os últimos 3 meses de gravidez, porque pode causar danos ao feto ou problemas no parto.
Nimesulida
O uso de nimesulida não é recomendado para gestantes.
AAS Infantil
Nos dois primeiros trimestres de gravidez, você só deverá usar ácido acetilsalicílico por recomendação médica em casos de absoluta necessidade. Você não deve tomar AAS Infantil nos últimos três meses de gravidez por risco de complicações para a mãe e para o bebê durante o parto.
Lembrando que todo e qualquer medicamento usado durante a gestação deve ser receitado pelo médico.